quinta-feira, 4 de junho de 2009

Penso Logo Sofro

Penso Logo Sofro

Cogito, ergo sum significa "penso, logo existo"; é uma conclusão do filósofo e matemático francês Descartes. Quando ele escreveu essa frase ele estava tentando comprovar a existência humana através do pensamento. Em relação a isso eu já não tenho duvida.

Mas algo me preocupa em relação ao exercício de pensar. Quando penso logo Sofro. Quando reflito na existência humana, sofro. Quando penso no que nos resta de água também sofro. Quando escuto sobre tragédias de avião, sofro. Quando ouço rumores de guerra, sofro. Quando me lembro da África, sofro. Quando penso naqueles que não tem agasalho, sofro. Quando vejo crianças no farol, sofro.

Também o que me faz sofrer é a alienação daqueles que pensam porem nada sofrem, ou sofrem somente com seu próprio egoísmo. Pensam em multiplicar riquezas, entretenimento e consumo. Querem o bem estar próprio, mas esquece do planeta, do futuro e do próximo, o qual depende o seu próprio bem estar.

A palavra compaixão equivale a “sofrer com”. Nesse sentido sofrer é importante e benéfico. Jesus se moveu de compaixão diz à Palavra.

Quero ser movido pelos meus pensamentos que me fazem sofrer. Quem sabe assim eu recicle o lixo, doe parte dos meus recursos a entidades que ajudem crianças, visite um enfermo, me engaje numa obra social. Que pelo muito sofrer, eu contemple a esperança, porque se sofro, logo não estou sozinho.

Quem sabe assim podemos pleitear um mundo melhor até que Cristo volte.

Elias Sena

Nenhum comentário: