segunda-feira, 5 de maio de 2008

Quem sou?

Somos tão complexos. Uma vez tentei me definir fazendo a seguinte pergunta: Quem sou eu? Difícil de explicar sem cair em algumas armadilhas como, por exemplo, falar por meio de adjetivos de qualidade: “Sou sincero, honesto, tímido e simpático”. Também não me posso auto-explicar por meio de sentimentos e temperamentos como: ”Sou uma pessoa feliz porem introspectiva e melancólica”. Tudo isso é muito limitado na minha explicação e na de qualquer pessoa. Novamente quero afirmar que somos complexos e cheios de variáveis. Posso dizer que muitas vezes nos surpreendemos com nós mesmo. Quem nunca fez algo que jamais imaginava que seria capaz de fazer? Ou quem já decepcionou consigo mesmo?

Não somos previsíveis e estamos o tempo todo em modificação.. Ninguém consegue imaginar a sua própria aparência daqui a dez anos. Somos seres biológicos, mas não somente matéria. Temos crenças e convicções, desejos e vontades, pensamentos e raciocínios, emoções e sentimentos, temos um universo chamado subconsciente.. Temos um espírito.

Talvez o melhor caminho para saber quem sou seja encontrando a razão da minha existência. Recorro a Deus, porque fui feito por Ele para louvor de sua glória.

Quem sabe mais de mim se não Aquele que me criou? Estou convicto que quando lanço o meu olhar em Jesus eu consigo me encontrar Nele

Somos diferentes e semelhantes um dos outros e somos segundo a semelhança de Deus. Nele eu posso me encontrar. Jesus é a luz que ilumina o nosso ser para nos conhecermos melhor. Vemos melhor a nossa alma como se olhasse no espelho quando vou conhecendo a Jesus.

Eu percebo que aquilo que falo é diferente da forma que eu ajo e vejo que não sou assim tão sincero.

Os meus pensamentos são diferentes das coisas que eu falo e que seria lamentável se eu falasse o que penso.

Percebo também que muitas vezes me escondo atrás de mascaras que podem ser muito parecido com alegria ou qualquer outro sentimento.

Sinto a necessidade de submeter as minhas crenças e convicções, desejos e vontades, pensamentos e raciocínios, emoções e sentimentos a vontade de Deus e vejo que isso é um trabalho árduo. Começo a entender quando Paulo quando disse: Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. (RM 7:20)

Percebo não somente quem sou, mas como eu devo ser. Ter a compreensão da minha existência e caminhar nela é o meu entendimento da vida abundante que Jesus prometeu. Não preciso esperar o céu para começar essa vida linda e abundante!

Elias Sena

Nenhum comentário: